quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Recontos de Lendas Folclóricas.

O Boto.

Conta a lenda que no início o boto na noite ele se transforma em um lindo rapaz que usa roupas brancas, é forte, alto, bronzeado e perfumado. Com um jeito misterioso o rapaz (boto) vai aos bailes, dança, bebe, encanta as moças com sua beleza e escolhe a mais bonita. Depois desaparece misteriosamente na madrugada.
Dizem que ele desaparece porque volta a sua forma de boto, quando o boto se transforma em este rapaz, ele usa sempre um chapéu para que ninguém veja a abertura que tem em sua cabeça, sinal que só os botos possuem.

Juliana – 4ª série.

O Curupira.

O Curupira é o protetor das matas brasileiras,de cabelos vermelhos, dentes verdes, peludo, calcanhares pra frente e dedos para trás o Curupira dispista os caçadores. Quando chove o Curupira sai correndo pelas florestas, batendo no tronco das árvores vendo se estão fortes para agüentar o vento.

Renata – 4ª série.

Iara.

Iara é a mãe d’água e fica no rio Amazonas, durante a noite de lua cheia.Penteando seus lindos cachos e cantando, sua voz suave e encantadora faz um homem morrer de paixão por ela.

Significado: Iara – Dona das Águas.

Allanis – 4ª série.

Nenhum comentário: