quinta-feira, 30 de agosto de 2007

4ª Edição - Agosto/Setembro

Estamos em nossa 4ª edição com atividades e textos atualizados. Para visualizar o conteúdo das edições anteriores, clique no link desejado no lado direito da página. Assim você ficará ligado no que já aconteceu e no que está acontecendo em nossa escola.

Folclore – Origem da palavra

Folk = povo Lore = conhecimento – saber Folclore é = O conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter tradicional destas representações, sempre transmitidas de uma geração para outra. Esse termo foi empregado pela 1ª vez em 22 de agosto de 1846. Fonte: www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/folclore.htm Pesquisa realizada aluno Luiz Felipe 4ªA

Enquete

Os alunos responderam as seguintes questões:

1 – Você acredita em lendas?

“Eu acredito porque muitas delas parecem ter sentido.”
Elenilson – 4ª B

“Eu acredito em algumas lendas, já que essas vão passando de geração para geração eu acabo acreditando nessa tradição dos antigos.”
Larissa – 4ª A

“Eu acredito porque quando as pessoas as contam as tornam tão reais,com tantos detalhes que parecem verdade mesmo.”
Bianca Pereira – 4ª A

“Eu não acredito porque eu acho que isto é só uma história.Tem algumas pessoas que dizem que já viram ou que existem, mas eu nunca vi nada disso de verdade.”
Paola – 4ª A

“Não acredito porque acho que é só uma brincadeira que as pessoas gostam de contar.”
Maurício – 4ª B

“Eu não acredito porque sei que as lendas são mentiras.”
Ana Carolina – 4ª B

2 – Qual a sua brincadeira e brinquedo folclóricos prediletos?

“Eu gosto de brincar de pega-pega e esconde-esconde e meu brinquedo favorito é a bola.”
Arthur – 4ª A

“Minha brincadeira preferida é o Arranca-Tudo e o brinquedo é a bolinha-de-gude.”
Raul – 4ª A

“A minha brincadeira predileta é Lencinho Branco e o brinquedo é a peteca.”
Bruna – 4ª B

“Eu gosto de empinar pipa, portanto meu brinquedo predileto é a pipa.”
Marcos – 4ªB

3 – Em seu bairro existe alguma lenda folclórica famosa? Conte-nos o que ela diz.
“No meu bairro existem algumas lendas folclóricas, mas a mais famosa, é a lenda do Saci-Pererê. Dizem que o Saci fica na árvore de bananeira, além de não comer banana, quando chega a noite se assobiar o Saci aparece. Nesta lenda eu não acredito muito, mas gosto de ouvir.”
Bianca Pereira 4ªA

“Eu sei uma que meu primo conta que é do corpo seco. Tinha um cara que fez uma promessa: ir a pé para Aparecida, e se ele fizesse isto, era para que Nossa Senhora o deixasse milionário. Ele ficou milionário e não cumpriu a promessa, e quando começou a ficar velho, o corpo de começou a ficar seco.”
Arthur 4ªA

Lenda do lobisomem: “Quando uma mulher tivesse 6 filhos e o 7º fosse homem, esse seria lobisomem. Em cada lua cheia ele come galinhas e outros animais, e quando acorda, não se lembra de nada que fez durante a noite.”
Marcos 4ªB

“ Contam que perto da Escola José Ribeiro Guimarães enterraram pessoas, e lá é um cemitério mal assombrado.”
Maurício 4ªB

4 – o que você achou mais interessante na pesquisa sobre o folclore?

“Eu achei mais interessante a pesquisa sobre a medicina caseira”
Marcos 4ªB

“Muito legal, além das coisas interessantes que estudamos, os alunos colaboraram bastante com a exposição.”
Arthur 4ªA

“Gostei das dança e brincadeiras.”
Maurício 4ªB

“Eu achei tudo interessante, legal, divertido etc..., mas eu gostei mais da lenda da Iara. Sobre o folclore, tinha muitas coisas legais; objetos antigos, peteca, vai e vem. Eu gostei de tudo.”
Bianca Pereira 4ªA

Recontos de Lendas Folclóricas.

O Boto.

Conta a lenda que no início o boto na noite ele se transforma em um lindo rapaz que usa roupas brancas, é forte, alto, bronzeado e perfumado. Com um jeito misterioso o rapaz (boto) vai aos bailes, dança, bebe, encanta as moças com sua beleza e escolhe a mais bonita. Depois desaparece misteriosamente na madrugada.
Dizem que ele desaparece porque volta a sua forma de boto, quando o boto se transforma em este rapaz, ele usa sempre um chapéu para que ninguém veja a abertura que tem em sua cabeça, sinal que só os botos possuem.

Juliana – 4ª série.

O Curupira.

O Curupira é o protetor das matas brasileiras,de cabelos vermelhos, dentes verdes, peludo, calcanhares pra frente e dedos para trás o Curupira dispista os caçadores. Quando chove o Curupira sai correndo pelas florestas, batendo no tronco das árvores vendo se estão fortes para agüentar o vento.

Renata – 4ª série.

Iara.

Iara é a mãe d’água e fica no rio Amazonas, durante a noite de lua cheia.Penteando seus lindos cachos e cantando, sua voz suave e encantadora faz um homem morrer de paixão por ela.

Significado: Iara – Dona das Águas.

Allanis – 4ª série.

Plantas Medicinais






As plantas sempre foram de grande importância para o homem, como alimento, remédio para diversas doenças entre outras utilidades.
Desde a pré-história, certas plantas foram associadas a suas propriedades medicinais. Esses conhecimentos são transmitidos e aperfeiçoados a cada geração, tornando-se uma riqueza, dentre a sabedoria popular.

Pesquisa realizada pelos alunos das 4ª séries, sobre medicina caseira:



Trabalhos dos alunos sobre folclore


Ingrid - 3ªA - Profª Ione


E.J.A. - Profª Tânia


Luiz Paulo - 1ªB - Profª Angela




2ª série - Profª Alexandra