terça-feira, 3 de julho de 2007

Festa Junina

No dia 29 de junho deste ano, realizou-se nesta escola a festa junina. Os alunos participaram de concurso de dança e quadrilha, também saborearam diferentes doces (canjica, algodão doce, pé-de-moleque, maçã do amor), pipoca, suco e um delicioso bolo de chocolate com morango!


Fotos da festa:

























Receitas da Mamãe

Aqui estão algumas receitas que nossas colegas mães, com gentileza nos enviaram para a publicação em nosso blog. Nestes meses de festas e férias não há nada melhor, não é mesmo. Hum! Já estamos com água na boca.

Bolo São João de fubá
(Dona Rosana – mãe do Maurício)
Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de trigo
1 xícara de fubá
1 colher de erva doce
1 lata de leite condensado
100g. de coco ralado
6 ovos
1 copo de óleo
1 copo de leite
Colocar tudo no liquidificador, bater até a massa ficar lisa e está pronto para assar por mais ou menos 40 minutos em forma untada.

Queijadinha
(Dona Belma – mãe da Kethellyn)
Ingredientes:
4 ovos
1 lata de leite condensado
3 xícaras de chá de coco ralado
4 colheres de queijo meia cura
Misture bem os ingredientes, coloque em forminhas de papel dentro de forminhas de alumínio e em uma assadeira. Leve para o forno pré-aquecido por uns 20 minutos ou até ficarem dourados.
Bolo de Fanta
(Dona Ângela – mãe do Geovanne)
ingredientes:
6 ovos
1 xícara de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 copo de fanta
250 g. de fermento
Creme:
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite comum
1 pacote de coco ralado para polvilhar sobre o creme
Faça o bolo normalmente. Corte em quadradinhos, passe no creme o depois no coco.

O assunto é ...

Aquecimento global
Já parou para pensar como estará o Planeta quando seus tataranetos já estiverem adultos? A Terra será destruída e inundada, sem contar o efeito estufa e outros acontecimentos. O aquecimento global não é culpa só da natureza não, você acha que ela se auto-destruiria? É por causa de você mesmo, um papel de bala que você joga na rua, já está colaborando com a inundação do planeta. Não vamos poder criar uma cidade subaquática. Ou cuidamos do planeta ou morreremos aos poucos alagados, fora o aumento da temperatura. Já reparou que comemos qualquer fruta, em qualquer época do ano. Eu nunca estive comendo com a consciência limpa. Sei que existem venenos e agrotóxicos nos alimentos. Como diz o tema: A Terra pede Socorro!! Cuide dela

Aluna: ALLANIS - 4ª A


















Verminoses
Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças, n° 16
Texto: Lombrigas e Companhia - Após estudo sobre sistema digestório, saúde e alimentação, saneamento básico, trabalhamos em sala de aula com pesquisas sobre verminoses.
Jeca Tatuzinho, de Monteiro Lobato (O personagem foi criado em 1924, para ensinar noções de higiene e saneamento básico para as crianças).

Natureza em chamas
Fogos e Balões
Fonte: Ciência Hoje das Crianças, n°131
“Onde há fumaça, há fogo.” No Brasil, o uso do fogo com efeitos prejudiciais para a flora e a fauna vem da época do descobrimento. Além das queimadas, também temos os balões e os fogos de artifício.

A arte que retrata a vida
Entre tantos nomes importantes no mundo das artes escolhemos conhecer e nos emocionar com a vida e a obra de um menino franzino e muito precoce, que desde cedo encantou quem podia ver seus primeiros traços. Estamos falando de Cândido Portinari. Por ter retratado a vida no campo, muita riqueza acrescentou ao nosso trabalho, que neste mês enfatizou a zona rural e suas características. Neste aspecto lembramos nosso eixo temático, ou seja o “aquecimento global” suas causas e conseqüências. Discutimos e refletimos sobre práticas como as queimadas, fogos de artifício e balões, tudo o que põe em risco a vida e o meio ambiente.

“A minha pintura é pintura de camponês. Se querem os camponeses, bem: se não chamem outro pintor. Quando tudo aconteceu...” Cândido Portinari

Enquete

O que os alunos pensam sobre:

Fogos de artifício e balões

“É muito perigoso soltar balões e brincar com fogos de artifício. Muitas pessoas não sabem o que estão fazendo e acabam machucando-se gravemente.”

Deborah – 4ª B

“Minha opinião é que balões e fogos de artifício são perigosos tanto para pessoas que entendem desses materiais como para os que são leigos. Além disso essas práticas são consideradas crimes.
Um balão ao cair em uma floresta pode provocar um incêndio grandioso, o que põe em risco a saúde do meio ambiente e demais seres vivos.”

Arthur – 4ª A

Escola

“Eu acho a escola muito importante, pois é por intermédio dela que aprendemos muitas coisas importantes para o nosso dia-a-dia e para o nosso futuro. O que aprendemos nos prepara para sermos melhores como cidadãos e como pessoas.”

Deborah – 4ª B

“Minha escola é muito boa e seus profissionais muito criativos. Ela é importante não só para mim, mas também para os outros alunos. É bom poder estudar em nosso bairro, próximo de casa e nos prepararmos melhor para viver o presente e também o futuro.”

Arthur – 4ª A

Amizade

“Eu acho que a amizade é um tesouro que nós podemos cultivar, como flores num jardim. Eu adoro os meus amigos e eu acredito que deveríamos espalhar esse sentimento pelo mundo todo.”

Deborah – 4ª B

“Eu acho que os meus amigos e os amigos das outras salas são muitos legais e bons. Bom amigo é aquele que nos aconselha a não fazermos besteiras, como bagunçar, por exemplo no recreio e na sala de aula. A amizade e o carinho são sentimentos bonitos e de valor.”

Arthur – 4ª A

Informática

“A informática é algo muito interessante e eu gosto muito de pesquisar na Internet, trocar experiências e aprender sempre mais. É mesmo um progresso poder jogar, mandar MSN e enviar mensagens com lições importantes como é o caso dos problemas ambientais.”

Deborah – 4ª B

“Eu me interesso muito pela história dos computadores através dos tempos. Na minha casa eu pesquisei e percebi que a informática já mudou muito, inclusive os computadores. Nos dias de hoje ela já é considerada essencial para muitas atividades e na escola ela nos ajuda nos estudos e nas pesquisas.”

Arthur – 4ª A